Noticias

“Saúde Mental das Pessoas mais Velhas”: livro com a participação de membros do PsyAssessmentLab (2016)

May 28, 2016


Este livro contou com a colaboração de vários membros do PsyAssessmentLab e pretende colmatar a falta de publicações em português nesta área.

 

Sinopse:

“Com o envelhecimento da população, espera-se nas próximas décadas um aumento de patologia psiquiátrica em pessoas mais velhas. Este facto, associado às doenças crónicas, à dependência física e à carência económica, terá um impacto direto e indireto ao nível dos serviços de saúde e na sociedade em geral. Este livro, Saúde Mental das Pessoas Mais Velhas, fruto da colaboração entre médicos e psicólogos, pretende contribuir para a formação dos diferentes profissionais que têm de dar resposta às necessidades das pessoas mais velhas.

Nas suas seis secções procurou-se traçar um roteiro de questões que atravessam a aprendizagem e a intervenção nas problemáticas clínicas do envelhecimento: Psicologia do envelhecimento; Bases neuropsicológicas; Avaliação; Psicopatologia e perturbações cognitivas; Intervenções; Sociedade, direito e saúde.

O livro é dirigido não só aos médicos de família, que são aqueles que têm de dar uma resposta mais próxima a esta população, aos psiquiatras e outros especialistas médicos, mas também aos psicólogos, psicogerontologistas, gerontologistas, enfermeiros, assistentes sociais e outros profi­ssionais que se dedicam a melhorar a saúde e a qualidade de vida das pessoas mais velhas. Os estudantes destas diferentes áreas de formação são naturalmente os outros destinatários privilegiados desta obra.”

Referência:

Firmino, H., Simões, M.R., & Cerejeira, J. M. (Eds.). (2016). Saúde mental das pessoas mais velhas. Lisboa: Lidel. ISBN 978-989-752-147-8

Índice

 


Próxima: Membros do PsyAssessmentLab publicam livro: “Equipas de Trabalho – Instrumentos de Avaliação“ (2016)

Anterior: BANC: editada pela CEGOC em dezembro de 2016