Linhas de Investigação

Desenvolvimento, adaptação e validação de novos instrumentos de avaliação psicológica/neuropsicológica para a população portuguesa, com base em programas sistemáticos de investigação, utilizando análises psicométricas clássicas e avançadas, incluindo por exemplo modelos da teoria clássica dos testes, da teoria de resposta ao item, nos seguintes domínios, grupos/populações e condições:

1. Avaliação psicológica/neuropsicológica de adultos e adultos idosos: inteligência premorbida/reserva cognitiva; memória; funções executivas; personalidade; qualidade de vida; declínio cognitivo; défice cognitivo ligeiro; doença de Alzheimer; doença de Huntington; doença de Parkinson. Toxicidade de metais e patogénese neurodegenerativa. Factores de risco e factores protectivos no envelhecimento cognitivo; avaliação da capacidade de condução automóvel.
  2. Avaliação psicológica/neuropsicológica de crianças (incluindo crianças em idade pré-escolar) e adolescentes: dificuldades de aprendizagem, dificuldades intelectuais, perturbação da hiperactividade com défice de atenção, epilepsia, neurofibromatose tipo I, traumatismo crânio-encefálico. Funções executivas. Pensamento criativo. Avaliação da eficácia de programas de intervenção em crianças em idade pré-escolar com problemas de comportamento.
  3. Testes informatizados de rastreio cognitivo.
  4. Reabilitação neuropsicológica: validação de plataformas de treino cognitivo e avaliação/medida da sua eficácia.
  5. Avaliação psicológica em contexto forense: validade de sintomas e estilos de resposta, incluindo simulação, esforço insuficiente, exagero de sintomas, desejabilidade social. Avaliação funcional e da capacidade. Custódia de crianças. Risco de negligência e abuso de crianças. Sintomas de Perturbação do Stress Pós-Traumático. Violência doméstica.
  6. Avaliação em contexto organizacional: funcionamento e eficácia de equipas. Funcionamento e eficácia organizacionais. Comportamento individual e atitudes relativas ao trabalho.
  7. Avaliação no desenvolvimento de carreiras, motivação, interesses e valores.
  8. Avaliação das percepções dos estudantes universitários relativamente ao Ensino e Aprendizagem.
  9. Relatórios de Avaliação Psicológica.
  10. Entrevistas de avaliação.