Bem-vindo ao PsyAssessmentLab!

Estamos localizados na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Portugal.

No PsyAssessementLab fazemos investigação com testes e outros instrumentos de avaliação psicológica.

A equipa do PsyAssessmentLab tem saber e experiência na área da Avaliação Psicológica em Portugal a diferentes níveis (Investigação, Prática, Ensino) e em distintos contextos de aplicação e exercício profissional da Psicologia (clínica, saúde, forense, educação, organizacional).

O PsyAssessmentLab reúne vários grupos de investigação
que têm em comum o interesse ativo na adaptação, desenvolvimento,
validação de testes e outros instrumentos de avaliação (neuro)psicológica.

O PsyAssessmentLab é constituído por investigadores (académicos, doutorados em diferentes áreas da Psicologia, alunos de doutoramento e pós-doutoramento, alunos de mestrado integrado).

Se está interessado(a) nos nossos projetos consulte as nossas linhas de investigação, as nossas publicações e / ou contacte-nos.

Em que consiste a INVESTIGAÇÃO do PsyAssessmentLab?

Os instrumentos de medida psicológica, e os testes psicológicos em particular, cumprem um papel decisivo na investigação, ensino e prática profissional da Avaliação Psicológica.

Vários elementos da equipa do PsyAssessmentLab têm desempenhado um importante papel no âmbito da Investigação em Avaliação Psicológica, nomeadamente na adaptação, desenvolvimento e validação de testes e outros instrumentos de avaliação psicológica, a maior parte dos quais são instrumentos de avaliação essenciais que todos os psicólogos devem conhecer e, frequentemente, saber utilizar.

O que o PsyAssessmentLab pretende?

• manter uma ligação estreita entre as Unidades Curriculares de Avaliação Psicológica/ Neuropsicológica, dissertações de mestrado integrado em Psicologia e teses de doutoramento realizadas na FPCE-UC e a Investigação realizada no PsyAssessmentLab.
  • realizar Investigação em Avaliação Psicológica/Neuropsicológica, orientada para a adaptação, validação e normalização de testes psicológicos e outros instrumentos de avaliação, em contextos diversificados (clínico, saúde, forense, educativo, organizacional), considerando linhas de investigação existentes ou a desenvolver.
  • incrementar o número de instrumentos de avaliação psicológica/neuropsicológica originais desenvolvidos em Portugal.
  • responder a pedidos e colaborar com outros investigadores, grupos, laboratórios e instituições no âmbito de projectos de investigação em Avaliação Psicológica/Neuropsicológica.