História

A nossa história começa com a fundação do extinto Serviço de Avaliação Psicológica (FPCE-UC). Este serviço, que antecedeu o PsyAssessmentLab, foi fundado pela Professora Doutora Aura Montenegro Ferrão na década de 80 do século XX. Este desempenhou um papel pioneiro no ensino, na formação teórica e prática dos psicólogos na área da Avaliação Psicológica.

O percurso académico e profissional da Professora Doutora Aura Montenegro Ferrão ilustra bem a evolução histórica da Psicologia em Portugal, quer na sua ligação inicial à Filosofia, quer na sua afirmação como área de formação científica e prática profissional autónoma.

Com efeito, a Professora Aura Montenegro Ferrão foi uma mulher pioneira na área da Psicologia e, em particular, da Avaliação Psicológica no período após a Segunda Guerra Mundial e em pleno regime ditatorial em Portugal. Neste contexto, e num tempo marcado por dificuldades na afirmação das mulheres na academia e no mercado de trabalho, é necessário recordar o seu exercício de funções como técnica no Laboratório de Psicologia Experimental da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1952), a sua responsabilidade pela instalação de serviços e consultas de Psicologia em diferentes instituições na área da saúde mental e da reabilitação, abrangendo crianças, adolescentes e adultos com problemas psicopatológicos (Clínica Psiquiátrica da Universidade de Coimbra, 1954-1960; Dispensário de Saúde Mental do Centro Psiquiátrico da Zona Centro, 1958) e necessidades educativas especiais (Instituto de Surdos de Bencanta, 1964; Centro de Invisuais do Loreto, 1969-1970), bem como a leccionação de unidades curriculares na área da Avaliação Psicológica, iniciada em 1972.

Doutorada em Psicologia em 1974, a Professora Aura Montenegro manifestou particular empenho no ensino, na formação teórica e prática dos psicólogos na área da Avaliação Psicológica sendo neste plano responsável pela leccionação de diferentes unidades curriculares e pela criação do Serviço de Avaliação Psicológica que editou diversas publicações na área dos testes psicológicos (p.ex., Rorschach, TAT, MMPI, WAIS) e que antecedeu o PsyAssessmentLab.

Conheça aqui com mais pormenor a Professora Doutora Aura Montenegro Ferrão.