BANC

Versão portuguesa:

Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC)

Mário R. Simões, Cristina P. Albuquerque, M. Salomé Pinho, Manuela Vilar, Marcelino Pereira, Isabel Alberto,  M. João Seabra Santos, Cristina Martins, Ana Filipa Lopes, Cláudia Lopes, & Octávio Moura, 2016 (in press).

Versão original:

Coimbra Neuropsychological Assessment Battery (BANC)

Mário R. Simões, Cristina P. Albuquerque, M. Salomé Pinho, Manuela Vilar, Marcelino Pereira, Isabel Alberto,  M. João Seabra Santos, Cristina Martins, Ana Filipa Lopes, Cláudia Lopes, & Octávio Moura, 2016 (in press). Lisboa: Cegoc.

Enquadramento

A Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC; Simões et al., 2008) foi elaborada especificamente para o exame de crianças e adolescentes dos 5 aos 15 anos de idade. A BANC abarca múltiplos domínios do funcionamento: memória, linguagem, atenção, funções executivas, lateralidade, orientação e motricidade. Cada um desses domínios do funcionamento é avaliado por um ou mais testes.

Resultados agregados/compósitos: Índices Memória, Linguagem, Atenção/Funções Executivas
(M = 100; dp =15). Resultados nos testes (M = 10; dp = 3).

Normas (N = 1104): por idade, 5-15 anos.

Descrição

Domínio de avaliação: neuropsicologia.
Tipo de instrumento: bateria de testes neuropsicológicos.
Número de itens: 16 instrumentos.
Aplicação: 90-120 minutos.
População: 5 – 15 anos (crianças e adolescentes).

Dimensões

A BANC é uma bateria de testes neuropsicológicos, simultaneamente abrangente e compreensiva, que viabiliza o exame de importantes funções neurocognitivas: memória, atenção, funções executivas, orientação, motricidade e lateralidade.

Memória:

  1. Lista de Palavras;
  2. Memória de Histórias;
  3. Reconhecimento de Faces;
  4. Figura Complexa de Rey;
  5. Tabuleiro de Corsi.

Linguagem:

  1. Consciência Fonológica (Eliminação e Substituição);
  2. Nomeação Rápida;
  3. Compreensão de Instruções.

Atenção/Funções Executivas:

  1. Barragem (2 e 3 sinais, R. Zazzo e Toulouse-Piéron);
  2. Trilhas (adapt. Trail Making Test A e B);
  3. Fluência Verbal Semântica;
  4. Fluência Verbal Fonémica;
  5. Torre.

Motricidade:

  1. Tabuleiro de Motricidade (adap. Purdue Pegboard Test).

Lateralidade:

  1. Questionário e grelha de Observação.

Orientação:

  1. Questionário de Orientação.

Estudos

Estudos de Validade:

Análise factorial Confirmatória.

Relação com outros testes cognitivos (p.ex., WISC-III).

Validade discriminante/grupos clínicos e educativos:

Autismo.
Deficiência Mental Ligeira.
Dislexia.
Deliquência Juvenil.
Epilepsia.
Funcionamento Intelectual Limítrofe.
Negligência e Maus Tratos.
Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção.
Sobredotação.
Traumatismo Crânio-Encefálico.

Estudo normativo:

5-15 anos (N = 1104, aproximadamente 50 rapazes e 50 raparigas em cada faixa etária)

Contactos


Mário R. Simões (simoesmr@fpce.uc.pt)

Bibliografia fundamental

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